quinta-feira, março 15, 2012

Você sabe como amenizar suas olheira

Tem dias em que nem mesmo o melhor corretivo é capaz de escondê-las totalmente. O resultado? Aparência cansada e até envelhecida. A alternativa é buscar formas de amenizar as olheiras - desde métodos caseiros, como as conhecidas rodelas de pepino, até o uso de produtos hidratantes. Mas será que esses procedimentos realmente funcionam? Dermatologistas analisam as principais técnicas usadas para disfarçar as manchas escuras ao redor dos olhos e derrubam mitos.

Descubra se rodelas de pepino nos olhos e outros métodos realmente funcionam

Quais fatores favorecem o aparecimento de olheiras?
R: Genética

Nota: Os principais fatores que favorecem o aparecimento de olheiras são: genética, etnia, envelhecimento e cansaço, aponta a dermatologista Magda Expósito, do Hospital Santa Catarina. Quando o sono é insuficiente, as manchas escuras se destacam porque há uma dilatação maior dos vasos sanguíneos das pálpebras, aparentando maior escurecimento.

Olheiras podem ser resultado do excesso de pigmentação?
R:Sim

Nota: "Uma das causas das olheiras é o depósito excessivo de melanina, pigmento da pele", explica o dermatologista Paulo Ramos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Segundo o especialista, isso ocorre com mais frequência em pessoas de pele morena, idosos e pessoas que se expõem muito aos raios solares.

Olheiras precisam necessariamente de tratamento?
R:Não, elas são apenas uma questão estética

Nota: De acordo com o dermatologista, as olheiras não precisam necessariamente ser tratadas porque não oferecem qualquer risco à saúde. "Os tratamentos costumam ser solicitados apenas por pessoas que percebem algum impacto em sua qualidade de vida decorrente do aspecto cansado e envelhecido que as olheiras promovem", explica.

Colocar saquinhos gelados de chá nos olhos ajuda a combater as olheiras?
R: Sim, mas apenas temporariamente

Nota: "A aplicação de saquinhos de chá preto ou chá de camomila gelados nos olhos melhora a coloração das olheiras por algumas horas, pois promove a retração dos vasinhos dessa região", esclarece a dermatologista Magda. Segundo ela, o método funciona tão bem quanto uma compressa gelada. Mas fique atento à temperatura desses objetos, pois a pele ao redor dos olhos é extremamente sensível e pode sofrer lesões.

Colocar rodelas de pepino nos olhos melhora as olheiras?
R:Sim,Apenas se elas estiverem geladas

Nota: Segundo a dermatologista Daniela Nunes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o pepino em si não muda em nada as olheiras. "Apenas se elas estiverem geladas haverá diminuição do aspecto escuro na região dos olhos e é possível conseguir o mesmo efeito com uma simples compressa fria", afirma.

O peeling pode reduzir a aparência arroxeada ao redor dos olhos?
R:Sim

Nota: "Há peelings específicos para o tratamento de olheiras que amenizam a pigmentação da região dos olhos", pontua o dermatologista Paulo Ramos. Mesmo os peelings tradicionais, entretanto, podem ajudar a disfarçar as olheiras, uma vez que melhoram o aspecto geral da pele, clareando manchas causadas pela exposição ao sol e diminuindo as linhas de expressão do rosto.

Cremes contra olheiras podem ser usados por qualquer pessoa?
R:Nem todos, a maioria é indicada apenas para adultos

Nota: Como a pele de crianças e adolescentes costuma ser mais sensível e mais susceptível a alterações, cremes contra olheiras geralmente são indicados apenas para adultos. "Muito deles contêm substâncias ácidas que são um pouco agressivas", explica Daniela. A dermatologista complementa dizendo ainda que uma boa hidratação e a não exposição ao sol são duas formas eficazes e seguras para melhorar as olheiras.

Para qual caso é indicado o tratamento de preenchimento?
R: Olheiras mais fundas

Nota: Algumas pessoas apresentam uma depressão abaixo da pálpebra inferior que destaca ainda mais as olheiras. "Essa ausência de volume pode ser corrigida com o preenchimento, procedimento que ajuda a diminuir a sombra formada pelo molde do rosto", aponta Magda. Antes de se submeter ao método, converse com um dermatologista.


Nenhum comentário: